NuPEDEN- Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências

ONRJ

A Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro (ONRJ) é uma competição sem fins lucrativos de neurociências para estudantes do ensino médio, que visa incentivar a busca pelo conhecimento sobre o sistema nervoso e estimular o interesse de estudantes do ensino básico pela pesquisa acadêmico-científica nas diferentes áreas das neurociências.

As Olimpíadas de Neurociências começaram em 1998 por iniciativa do  Dr. Norbert Myslinski, (Universidade de Maryland, EUA), sob a rubrica Brain Bee Competition nos EUA e depois se expandiu para vários países. Existem atualmente cerca de 150 coordenadores de Olimpíadas de Neurociências distribuídos em Comitês Locais por todo o mundo. Um representante de cada país é selecionado a partir de competições nacionais que agregam os candidatos indicados por Comitês Locais e o vencedor é convidado a participar de uma competição internacional (International Brain Bee).

No Brasil a Olimpíada de Neurociências teve a sua primeira edição no ano de 2013 por iniciativa do professor Dr Alfred Sholl-Franco do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, que hoje é coordenador da Olímpiada Brasileira de Neurociências junto com Ingrid Moura(acadêmica de Medicina -UFRJ).

A Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro é coordenada pelas professoras Dra. Adriana da Cunha Faria Melibeu e  Dra. Priscilla Oliveira Silva Bomfim,  Professoras  do Departamento de Neurobiologia, Programa de pós-graduação em Neurociências, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2018 tivemos a VI Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro (V ONRJ) em 17 de março na UFF.

Os 3 primeiros colocados foram indicados para a  VI Olimpíada Brasileira de Neurociências (VI OBN) (05 e 06 de maio de 2018).

Meios de contato com os Coordenadores do Rio de Janeiro:

Telefone: (55) 21 26292267/2272.

e-mail: nupeden.uff@gmail.com

Se você é um estudante do ensino médio ou professor e quer saber mais informações, escreva para o Comitê do Rio de Janeiro! Se você não é do município do Rio de Janeiro ou dos municípios que compõem a região do Grande Rio, pode se inscrever desde que na sua cidade não tenha um Comitê Local. Sinta-se bem-vindo para competir pelo Rio de Janeiro! Caso queira organizar um Comitê em sua cidade ou região, visite a página da Olimpíada Brasileira de Neurociências.

Clique aqui para saber mais sobre a competição nacional: