NuPEDEN- Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências

FORMAÇÃO DE MONITORES

O Curso de Formação de Mediadores em Divulgação Científica começou a ser ministrado regularmente em 2010, na UFRJ, com a participação de professores da UFF. Em 2017 foi a primeira vez em que o curso foi registrado como ação de extensão na UFF, bem como na UFRJ.

Com periodicidade anual, tem como principal objetivo a capacitação de mediadores para atuacão em projetos/programas de extensão da UFF/UFRJ que realizam eventos de divulgação e popularização de C&T, como a ‘Semana do Cérebro’, o ‘Dia do Cérebro na Escola’ e o ‘Dia do Parasito na Escola’, dentre outros. Resulta da parceria entre os projetos de extensão iniciados por colegas da UFRJ e da OCC, ‘Organização Ciências e Cognição’e ‘Construindo o Saber’ com Instituições como a Universidade Federal Fluminense e o Espaço Ciencia Viva (ECV).

Os cursos contam com apoio da OCC tendo por intuito contribuir para a difusão e popularização das neurociências e parasitologia entre alunos do ensino médio e o público em geral . Trata-se de uma iniciativa que visa romper barreiras disciplinares, buscando convergir conhecimentos no campo das neurociências, parasitologia e da clínica, atentando-se para a complexidade destas áreas, com o fim de popularizar e desmistificar as neurociências.

A equipe envolvida no presente projeto tem experiência anterior na área proposta, já tendo desenvolvido três edições anteriores com amplo sucesso e demanda da comunidade. Ampliamos o número de vagas devido a demanda crescente da população pelo curso nas primeiras turmas (demanda superior a 300%).

Equipe:

UFF

Adriana da Cunha Faria Melibeu

Priscilla Oliveira Silva Bomfim

UFRJ

Alfred Sholl Franco

Débora dos Anjos

OCC

Glaucio Aranha Barros

 

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados